O espetáculo “Will Will conta Benjamin de Oliveira”, que rememora a trajetória do primeiro palhaço negro do País a partir do olhar de outro palhaço negro dos dias atuais, será apresentado no próximo sábado (02/09), às 19h30, no Sesc Teresópolis, na região serrana do Rio. Os ingressos a preços populares (R$ 5 a R$ 10) já estão à venda na unidade.
Benjamim Oliveira nasceu em 1870, na zona rural de Pará de Minas (MG). Filho de escravos, teve uma infância sofrida, com constantes agressões do pai. Aos 12 anos, viu um circo na Praça Francisco Torquato e decidiu fugir com a trupe. Viajou com o circo Sotero pelo sertão mineiro e fez de tudo um pouco embaixo da lona.
O artista se tornou palhaço por acaso, depois que um profissional não conseguiu se apresentar no circo. Segundo relatos, Benjamin pintava o rosto de branco como forma de evitar o preconceito e a rejeição do público às suas apresentações. Além de palhaço, ele também foi cantor, diretor, ator, dançarino e compositor.
Oliveira é reconhecido como um dos responsáveis pela sistematização e difusão do circo-teatro no Brasil, mesclando o ambiente e técnicas circenses com adaptações de clássicos da dramaturgia. Em 2020, a Acadêmicos do Salgueiro transformou a história dele no enredo “O rei negro do picadeiro”. O artista morreu em 1954, no Rio de Janeiro.
Espetáculo mistura teatro, música, circo e contação de história
Tendo como fio condutor a trajetória de Benjamim, o espetáculo em cartaz no Sesc RJ faz uma discussão racial sobre o Brasil de ontem e de hoje, a partir do protagonista e seu contemporâneo, o palhaço Will Will, e de outras figuras negras. A obra, que mistura teatro, música, números circenses e contação de história é fruto de uma pesquisa de três anos do ator e palhaço Wildson França sobre seu ancestral.
A direção é de Tatiana Henrique e a preparação corporal de Reinaldo Junior. Kalebe Nascimento assina a direção musical e Gyselle Cruz e Maiana Santos, a produção. O espetáculo contemplado pelo Edital de Cultural Sesc RJ Pulsar, está em circulação pelas unidades da instituição no estado. Confira a programação completa na página sescrio.org.br.