A unidade Senac RJ em Teresópolis recebe inscrições, até esta terça-feira, dia 20 de junho, para preencher 40 vagas gratuitas do curso de Cuidador de Idoso. As vagas serão oferecidas por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG)destinado a pessoas com renda familiar per capita de até dois salários-mínimos e com auxílio-transporte inclusoOs interessados devem se candidatar pelo link http://psg.rj.senac.br. As aulas iniciam dia 26. 

Com o envelhecimento da população brasileira em ritmo acelerado, a ocupação de cuidador de idoso foi a que mais cresceu no país na última década, saltando de 5.263 para 34.051 — aumento de 547%, de acordo com os dados da pesquisa feita pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho.  

No curso do Senac RJ, o aluno aprende a auxiliar o idoso em suas limitações cotidianas como realização de higiene necessária, acompanhamento no momento da alimentação e demais necessidades. Com essa formação, o profissional é qualificado a atuar como um vigilante, focado no estado geral de bem-estar do idoso e na melhora de sua qualidade de vida. Ao final, se torna apto a desenvolver a capacidade de identificar alterações importantes na situação de saúde e a promover atividades de lazer e entretenimento.  

Programa Senac de Gratuidade (PSG) oferece cursos de educação profissional a pessoas de baixa renda em busca oportunidades no mercado de trabalho. Para se candidatar às vagas é preciso ter renda familiar per capita de até dois salários-mínimos federais, na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores empregados e/ou desempregados.  Serão matriculados os primeiros classificados de cada curso com a documentação completa (cópias de RG, CPF e comprovante de residência), atendendo os requisitos do curso e do PSG. O regulamento está disponível no link https://psg.rj.senac.br/Documentos/NovoRegulamento.pdf?v=1 

Senac RJ   

Há 77 anos o Senac RJ atua na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.