Na preparação para o verão 2022/2023, a Cedae vai iniciar a primeira etapa da manutenção preventiva do Sistema Rio Preto, que abastece 80% do município de Teresópolis, às 7h30 da próxima segunda-feira (5/12), com previsão de conclusão na sexta-feira (9/12). Durante o período, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Preto vai operar com 50% da capacidade.
O serviço consiste na execução de uma série de melhorias operacionais, como limpeza dos decantadores e modernização dos floculadores. Esta será a primeira das três etapas da manutenção, que vai ocorrer ao longo dos meses de dezembro e janeiro, e demandará reduções específicas na produção de água.
– As intervenções vão garantir mais eficiência ao sistema no período de maior volume de chuvas, quando há aumento da turbidez no manancial de captação, o que exige a interrupção das operações e, consequentemente, do abastecimento. O foco é investir cada vez mais na segurança hídrica e na produção de água de qualidade – destacou Manoel Ladeira, gerente da Cedae em Teresópolis.
Durante os dias de manutenção, a Companhia recomenda aos consumidores que utilizem água de forma equilibrada, adiando tarefas não essenciais. A previsão é que o abastecimento seja normalizado por completo em até 48 horas após a conclusão do serviço. Clientes da Cedae podem pedir caminhão pipa, em caso de necessidade, pelo telefone 0800-282-1195.
Tecnologia a favor do abastecimento
Na segunda quinzena de dezembro, a operação do novo Centro de Controle Operacional (CCO) será ampliada em mais 17 pontos remotos nas elevatórias que compõem o sistema de abastecimento. A plataforma irá monitorar, à distância e em tempo real, a pressão e o funcionamento das bombas, possibilitando o envio imediato de equipes para agilizar eventuais reparos.
– O CCO une tecnologia e inovação para manter o equilíbrio do sistema – e é o primeiro deste tipo na cidade. Agora, conseguimos agir mais rapidamente em casos de anomalias – completou Ladeira.
Foto: Leonardo Ripamonti