A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, lançou uma consulta pública para ouvir a população sobre a ampliação dos limites do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis.

A proposta é aumentar a área em 893 hectares no entorno da sede em Santa Rita, abrangendo os bairros Fazenda Texas, Três Córregos e Biquinha, no 2º Distrito, a fim de reforçar a proteção de espécies da fauna, da flora, rios e nascentes de uma parcela significativa de Mata Atlântica, fomentando a pesquisa, a educação ambiental e o ecoturismo.

Serão realizadas reuniões presenciais e, se necessário, virtuais, com os moradores das comunidades afetadas, com a geração de documento contendo os resultados desses encontros. As datas serão divulgadas nos principais canais de comunicação da Prefeitura de Teresópolis.

Pelo Edital 001/2023, publicado no Diário Oficial do Município, a consulta pública permanecerá aberta até o final do mês de setembro. O relatório que dá subsídios à expansão pode ser consultado por meio do link ET_Ampliacao_PNM_Montanhas_de_Teresopolis_2_-1.pdf.

Como participar: Os interessados em enviar contribuições ao processo de consulta pública deverão acessar o site https://teresopolis.1doc.com.br/atendimento, clicar no link Protocolo, realizar seu cadastro no sistema “1Doc” na aba “identificação passo 1”.

Na segunda aba “informações passo 2”, na linha assunto, basta selecionar o item “Contribuições à consulta pública para a expansão dos limites do PNMMT”, incluir seus comentários e clicar em protocolar para enviar suas sugestões.

O Parque

Criado em 6 de julho de 2009, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis protege uma área em torno de 4.500 hectares, sendo considerado a maior unidade de conservação municipal do Bioma Mata Atlântica. Com uma imponente cadeia de montanhas, onde se destacam afloramentos rochosos como as pedras da Tartaruga (1.180m de altitude) e do Camelo (1.387m de altitude), possui rios e nascentes em seu território e 300 espécies catalogadas, entre aves, mamíferos, répteis, anfíbios e peixes.

A infraestrutura e os equipamentos disponíveis para visitação estão concentrados  em duas áreas: o Núcleo Pedra da Tartaruga, na área urbana, e o Núcleo Santa Rita, na zona rural. Entre as atividades que podem ser realizadas estão caminhada, escalada, rapel, acampamento, lazer ao ar livre e observação de aves.