“Pão da Esperança”. Este é o nome do curso livre de auxiliar de padaria (padeiro e confeiteiro), na modalidade Formação Inicial, que volta a ser oferecido pela Prefeitura, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Barroso, na Padaria Escola instalada no mesmo local.

O novo curso é ministrado pelo instrutor Matheus Ângelo da Silva Almeida, todas as segundas e quartas-feiras, das 9h às 11h, na oficina, no Barroso. Neste retorno, o curso já conta com sete alunos e seu público-alvo são famílias da área de abrangência do CRAS Barroso, referenciadas, e Pessoas em Situação de Rua (PSR) que se encontram no Abrigo Municipal localizado no CRAS.

Na Padaria Escola são preparados, em média, 300 pães diariamente, num total aproximado de 6 mil pães mensais que abastecem, entre outros, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Abrigo Municipal e o Café Popular  localizado no Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão, na Várzea.

O curso visa atender a demanda apontada no mapa de oportunidades construído em conjunto com representantes da sociedade local e regional, proporcionando a habilitação profissional em curto prazo, observando-se as exigências e expectativas da comunidade regional. Empresas locais e regionais do ramo estão em sintonia com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e os alunos que concluírem o curso serão encaminhados a oportunidades de trabalho.