A Secretaria de Saúde de Teresópolis reinaugurou na última semana, as novas instalações do Hemonúcleo Municipal, após obras de reforma e de modernização do espaço. Com funcionamento interno 24 horas nos sete dias da semana, a unidade volta a atender os doadores de sangue, das 7h às 13h.

Com capacidade de coleta diária de 40 a 70 bolsas de sangue, e estimativa de até 1.200 bolsas coletadas por mês, o local está todo reestruturado, com modernos equipamentos, ambientes acolhedores e equipe técnica completa para prestar o melhor atendimento aos municípios de Teresópolis, Guapimirim e São José do Vale do Rio Preto.

O novo Hemonúcleo

Além das salas de recepção e cadastro, triagem, coleta, estabilização de doadores, de lanche, descarte e sanitários, o Hemonúcleo Municipal conta com espaços para fracionamento, rotulagem, medição de compatibilidade, testagem e armazenamento, dispensação e quarto de plantonista. Serviços de filtragem de hemácias e testagem do sangue coletado também vão ser feitos no local.

O funcionamento e manutenção corretiva e preventiva do Hemonúcleo, bem como o fornecimento de insumos, equipamentos técnicos e administrativos, de parte do mobiliário e de recursos humanos, são de responsabilidade da Fundação Pró-Instituto de Hematologia-RJ – FUNDARJ, instituição sem fins lucrativos contratada pela Secretaria Municipal de Saúde para gerenciar a unidade.

Localizado na Rua Francisco Sá, 299, na Várzea, o Hemonúcleo Municipal funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, para receber os doadores de sangue.