Nesta quarta-feira (24), é comemorado o Dia Nacional do Café. A data marca o início da colheita nas principais regiões cafeeiras do país.

O café é a bebida mais popular no Brasil e a segunda mais consumida por aqui, ficando atrás apenas da água. Somos o maior produtor do mundo. Esses são alguns dos motivos para o café ter uma data que celebra a sua importância econômica e histórica para o país.

O Sul de Minas é a principal região produtora de café do Brasil e tem ganhado destaque nos últimos anos também na produção de cafés especiais. Hoje, quase 90% de todo o café especial produzido no país é exportado e consumido no exterior.

A Organização Internacional do Café (OIC) apontou que a safra mundial da bebida deve chegar a 171,3 milhões de sacas de 60 kgs. Já a safra brasileira de cafés, de acordo com o mais recente levantamento da  Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), está estimada em 54,74 milhões de sacas beneficiadas, o que representa uma alta de 7,5% em relação à safra passada.

Muito mais que uma simples bebida, uma paixão nacional. Difícil encontrar alguém por aí que, mesmo com pressa, não pararia para ouvir boas estórias na companhia de uma xícara quentinha de café.