Inédita no país, a parceria entre a Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro e o aplicativo de transporte Uber entrou em operação nesta primeira semana de outubro em mais nove municípios fluminenses: São Gonçalo, Niterói, Maricá, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim, Cachoeiras de Macacu e Teresópolis. A partir de agora, o botão “Emergência 190” já está disponível na tela do celular de passageiros e motoristas parceiros da empresa de transporte de aplicativo, assim que a corrida for confirmada.
Lançada em maio deste ano de forma experimental na Baixada Fluminense e estendida à capital do estado três meses depois, a integração do aplicativo com o Centro de Controle Operacional da Polícia Militar (Cecopom), responsável pelo Serviço 190, possibilita o acionamento emergencial de viaturas da PM.
Com a nova ferramenta, toda vez que um usuário ou motorista parceiro da Uber usar o botão para acionar o Cecopom da PM por meio do aplicativo, os operadores do serviço de emergência vão automaticamente receber a localização em tempo real e os dados da viagem em que foi originada a chamada. Isso permite uma resposta ainda mais rápida e precisa da força policial, sem que seja necessário quem fez a chamada transmitir essas informações verbalmente ao atendente. Todas as informações – do veículo e sua localização, do usuário e do motorista – estarão expostas na tela do computador da central.
“Essa parceria está contribuindo muito para aumentar a sensação de segurança de usuários e motoristas da empresa de aplicativo nas áreas onde o sistema já está implantado. Agora, vai acontecer o mesmo nos municípios atendidos por quatro unidades operacionais da corporação”, afirma o secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Pires, referindo-se ao 7º BPM (São Gonçalo), 12º BPM (Niterói), 30º BPM (Teresópolis) e 35º BPM (Itaboraí). A integração com o 190 do Rio de Janeiro é a primeira do gênero feita pela Uber no Brasil.
A partir de agora, além da capital, 22 municípios (incluindo todos da Baixada Fluminense) estão integrados ao sistema. Esse tipo de integração tecnológica já é realizada em parceria com a RapidSOS em serviços de atendimento a emergências de mais de 1.200 cidades dos Estados Unidos e de 29 estados no México.