A Biblioteca Parque Estadual, equipamento idealizado pelo Governo do Estado do Rio por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, abriu a agenda de horários do seu estúdio de produção de faixas de áudio para receber artistas de todo o estado. A ideia é criar oportunidades para quem não tem recursos financeiros para gravar composições e projetos de áudio e, assim, impulsionar novos artistas pro mercado de streaming e outras plataformas digitais.
O estúdio da Biblioteca Parque conta com os mais modernos equipamentos, democratizando o acesso a arte e a cultura. O objetivo é acolher, além de músicos, locutores, podcasters, dubladores, produtores (que querem realizar o processo de mixagem e masterização no espaço do estúdio) e pessoas que gravam audiobooks, entre outros. O foco é inteiramente destinado à valorização da arte como um todo.
“É imprescindível que o estado coloque à disposição da população, ainda mais daquela parcela que quer produzir, seus equipamentos como meio de criar oportunidade. E quando isso é feito para fomentar e dar chance a novos artistas, todo mundo sai ganhando”, avalia o governador Cláudio Castro.
O local é destinado a pessoas que querem fazer arte e sonham em dar um salto na carreira de uma forma profissional e supervisionada. Fabio Aquino, operador responsável pelo estúdio, é formado em música e exalta o poder da arte. Para ele, democratizar arte é fundamental.
A cantora Valentina Rocha (foto), de 18 anos, fez questão de conhecer o novo espaço. “Fiquei encantada com a estrutura oferecida aos novos talentos. Esse apoio, sem custos para os artistas, é fundamental para quem está começando a carreira”, destacou Valentina.
O estúdio, que funciona das 10h às 17h, de segunda a sexta, está preparado não só para receber artistas que desejam emplacar suas músicas nas plataformas digitais. Quem tiver o desejo de produzir conteúdo em áudio basta fazer um agendamento prévio pelo e-mail estudiobperj.cultura@gmail.com. Com o agendamento confirmado, o solicitante receberá toda a supervisão necessária para a produção desejada. A Biblioteca Parque Estadual fica na Avenida Presidente Vargas, 1.261, Centro do Rio de Janeiro.
Foto: Luis Alvarenga