O alerta de chuva extrema prevista para este fim de semana está mobilizando defesas civis de diferentes cidades do Rio de Janeiro. De acordo com o Climatempo, a chuva forte pode vir acompanhada de rajadas de vento e raios. Mas o maior acumulado de chuva está previsto para ocorrer entre esta sexta-feira e sábado, atingindo a Região Serrana, Sul do estado, Grande Rio e cidades da Região dos Lagos.

Até o domingo, dia 24 de março, os acumulados podem ficar, em todo o estado, entre 150mm e 300mm. Mas em áreas como a Região Serrana e Baixada Fluminense, por exemplo, os acumulados podem variar de 300mm a 500mm. O momento é de atenção para os riscos de deslizamentos de encostas e alagamentos.

Em Teresópolis, a Prefeitura decidiu por suspender as aulas na rede municipal nesta sexta, como medida preventiva e foi criado um gabinete de crise.  Além disso, foi decretado ponto facultativo para a Prefeitura e órgãos municipais que prestam serviços não essenciais. Esses setores funcionarão até uma hora da tarde desta sexta (22).

As equipes de todas as secretariais municipais permanecem de prontidão para atender no que for relacionado ao seu campo de atuação. Todas mobilizam servidores, veículos e maquinário pesado para o pronto atendimento das ações demandadas pela Defesa Civil.

Teresópolis conta com 50 pontos de apoio para acolhimento da população em situações ligadas a chuvas intensas. Possui 25 sirenes em 16 comunidades, 25 pluviômetros do Cemaden/Governo Federal e 5 réguas de rio do Instituto Estadual do Ambiente.

A Defesa Civil Municipal pode ser acionada pelo telefone de emergência 199 ou via WhatsApp (21) 2742-7025, pelas redes sociais oficiais, Ouvidoria ou por meio dos canais de comunicação da Subsecretaria de Comunicação Social através do e-mail comunicacao@teresopolis.rj.gov.br.