A antecipação do 13º salário de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa nesta quinta-feira. Serão cerca de 34 milhões pessoas que receberão a primeira parcela do 13º entre os dias 24 de abril e 8 de maio.
O calendário segue o de pagamentos de abril e maio. Dessa forma, é dividido entre beneficiários que ganham até um salário mínimo e aqueles que recebem acima do piso nacional, nesta ordem de prioridades.
Os pagamentos ainda serão divididos de acordo com o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador. Ou seja, o beneficiário que recebe apenas um salário mínimo e cujo último dígito no cartão é 1 receberá os pagamentos no primeiro dia.
A segunda parcela do 13º salário será paga entre 26 de maio e 6 de junho.
Veja o calendário:
Atenção: Não recebem 13º salário pessoas contempladas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, desde que comprovem baixa renda, e beneficiários de Renda Mensal Vitalícia.
COMO CONFERIR:
- Acesse o site ou aplicativo “Meu INSS”
- Faça login com CPF e senha
- No menu, selecione Extrato de Contribuição
- Clique em Baixar PDF para obter o documento do INSS
PELO TELEFONE:
Para quem não tem acesso à internet, basta ligar para a Central 135. Informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais para a atendente, de forma a evitar fraudes. O atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil